Vamos falar de educação para o marketing?

Vamos falar de educação para o marketing? Hoje analisando os perfis do educando para cursos livres.

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Educação Técnica na Gestão das !deia$ - por Tiago Santos MKT

Serei direto ao afirmar que algumas instituições, com exceção das de ensino superior, que oferecem cursos ao público em geral, não possuem um entendimento adequado sobre o que estão fazendo, e acredito que muitos concordarão com essa opinião.

Temos certa variedade de perfis, descrevei ALGUNS:

- Aluno iniciante comum leigo;
- Aluno iniciante com alguma visão;
- Aluno com alguma experiência na área;
- Aluno que trabalha em alguma empresa mas não é de marketing;
- Aluno que trabalha o marketing (CLT) para alguma empresa, mas não é profissional;
- Aluno profissional da área que trabalha o marketing (CLT) para alguma empresa;
- Aluno profissional da área que já vende serviço de marketing (autônomo ou PJ);
- Aluno que oferece algum serviço de Marketing (autônomo ou PJ) mas não é profissional;
- Aluno que é dono de negócio que precisa do marketing;
- Aluno que pretende abrir negócio e precisa de marketing;
- Aluno que pretende abrir negócio oferecendo algum marketing como serviço.

É importante observar que existe uma diversidade de perfis entre os alunos, enquanto os cursos e seus respectivos planos tratam todos como se fossem iguais. Um dos problemas reside na ausência de conselhos federais nas áreas pertinentes, que poderiam fornecer diretrizes normativas; no entanto, deixaremos essa questão para uma discussão futura.

Na minha perspectiva, parte dessa situação decorre do setor de vendas, que não consegue identificar o perfil dos alunos, atuando apenas como um intermediário que "distribui" os estudantes em turmas. Assim, cabe ao professor realizar malabarismos para manter a atenção de todos na sala, sem ter conhecimento prévio sobre o perfil dos alunos.

Os cursos frequentemente apresentam conteúdos rígidos, e os profissionais responsáveis muitas vezes se mostram mais preocupados em preservar seus empregos e suas imagens do que em garantir a qualidade do ensino. A qualidade, aliás, é um tema que merece atenção; recentemente, alguém me questionou se um curso de qualidade duvidosa poderia ser considerado "apetitoso".

É possível alcançar qualidade e satisfação, mas isso depende da aceitação de mudanças necessárias por parte dos responsáveis em diversos setores e áreas de especialização. É fundamental compreender que esses cursos demandam atenção, pois vão muito além do simples ensino de ferramentas de automação. O aluno precisa aprender a desenvolver um pensamento crítico que atenda às suas necessidades específicas.

Vender cursos pode ser uma tarefa simples, mas uma abordagem inadequada de vendas dificultará a manutenção, o estímulo e a orientação do aluno até a conclusão do curso, especialmente quando se trata de um plano de ensino rígido que não considera as necessidades reais dos estudantes.

Por: Tiago Santos MKT

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Atualização: 20/09/2025
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