Qual o motivo de existir um "ramo" dedicado apenas ao marketing político?
Essa questão surge frequentemente por diversos fatores. Na véspera das campanhas, dezenas de pessoas oferecem uma variedade de serviços, e, após as eleições, os políticos eleitos frequentemente não sabem como gerenciar sua imagem ou por onde começar a prestação de contas.
Um bom profissional de marketing político deve estar atualizado em relação à legislação eleitoral, compreender o funcionamento da máquina pública e estar atento às atualidades dos partidos, bem como ao seu comportamento e relações.
Ações simples podem representar um grande desafio para amadores nesse campo, pois podem comprometer toda a imagem, resultando em desperdício de recursos financeiros e tempo, que é precioso, com ideias que muitas vezes são ineficazes. As campanhas são intensas e dependem de uma série de dados e números para se consolidarem.
Existem questões no marketing político que, em muitos casos, buscar soluções pode ser uma perda de tempo. Hoje, com apenas 45 dias de campanha, se o profissional não souber o que está fazendo, pode comprometer todo o processo e, em várias situações, até mesmo impugnar a campanha por desconhecimento da legislação, resultando em erros. A legislação eleitoral do TSE é rigorosa e não tolera falhas, aplicando multas e até mesmo impugnando candidatos eleitos por erros, muitas vezes, grosseiros. As multas são elevadas, e todo cuidado é necessário.
Nesse contexto do marketing, a experiência é um fator crucial, e a participação na gestão de campanhas anteriores é fundamental.
Devido à matemática eleitoral, muitos candidatos, mesmo com um número significativo de votos, ainda precisam aguardar o quociente eleitoral, e nesse caso, ninguém pode prever o resultado até a contagem e compilação do último voto. A eleição só se encerra quando o último voto da última urna é contabilizado.
Uma vez eleito, o político necessita de uma boa assessoria que o oriente e cuide de sua imagem. Nesse momento, uma equipe técnica de marketing bem preparada será essencial para uma gestão eficaz e para futuras eleições. A equipe de assessores deve estudar e se atualizar constantemente, mantendo o político sempre informado para que esteja preparado no momento certo.
Diversos vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores e até presidentes já enfrentaram situações embaraçosas por desconhecerem assuntos básicos relacionados às suas atribuições. Observamos, em várias partes do Brasil, vereadores apresentando projetos de lei para seus municípios que estavam além de suas competências. Isso resulta em desgaste da imagem, perda de tempo e consumo indevido de recursos públicos.
O marketing político é um campo abrangente e deve ser exercido apenas por profissionais comprometidos e que se mantenham atualizados. Existem muitos oportunistas, mas que podem ser facilmente identificados por meio de algumas perguntas.
Conheça nossa experiência e saiba como podemos ajuda-lo.
por Tiago Santos MKT
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Atualização: 01/09/2025
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SPECTRUM 8 - Tiago Santos MKT
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