Marketing e seu dicionário burlesco formado por dialetos empresariais agregados a necessidades de mostrar diferencial.
![]() |
Imagem: pixabay.com/ |
A cada dia, pela falta de algo que coordene isso, estamos vendo o mercado misturar tudo no marketing. Termos e funções que até pouco tempo tinham clara definição, que agora começaram a se misturar, muitas vezes em tons genéricos. Exemplo uma palavra representando um montante de ações e metodologias.
Primeiro: para os profissionais da área que são cada vez mais forçados a fazer de tudo e claro as empresas se beneficiando disso.
Segundo: os clientes já não sabem mais o que é o que. Se parece bem com aquelas conversas técnicas que ninguém compreende nada, pois é. Eu por exemplo já pergunto, muitas vezes, como a pessoa compreende tal termo.
Terceiro: Fica mais e mais difícil acertar no planejamento tornando necessária a criação de outros termos e outras vertentes que são a mesma coisa, mas com nomenclaturas diferentes. É a situação da gourmetização, e muita gente "ganha" com isso.
Coitado do marketing. Na minha visão, isso tudo nada mais é do que a lamentável falta de estudo do básico.
por Tiago Santos MKT
-----------------------------------------------------------------
SPECTRUM 8 - Tiago Santos MKT
-----------------------------------------------------------------