O Brasil Atrofia e Enferruja enquanto o Paraguai Prospera: Por que a Indústria desistiu de esperar pelo bom senso?
![]() |
| Imagem criada por IA, observação: que não se encontra no Brasil. |
A Lupo sobreviveu a tudo. Crise de 29, Segunda Guerra, hiperinflação, planos econômicos mirabolantes e uma pandemia. Foram 104 anos de resiliência. Mas a paciência estratégica tem um limite, e ele se chama inatividade produtiva.
A Lupo não "fugiu" para o Paraguai por falta de patriotismo. Ela foi em busca de sobrevivência, acompanhada por JBS, Riachuelo, Karsten e outras 220 gigantes que entenderam o jogo. Elas não estão apenas mudando o CNPJ de lugar; elas estão abandonando um país que decidiu que é mais importante discutir ideologias baratas do que produzir conhecimento científico REAL e tecnologia que mude o cenário global.
Enquanto o mundo corre para a fronteira da Inteligência Artificial, da biotecnologia e da eficiência logística, o Brasil insiste em se atolar em discussões de nicho que não geram uma única patente. Investimos em narrativas, enquanto o vizinho investe em subestações de energia e simplificação tributária.
O contraste é vergonhoso: O Paraguai saiu de 57% de pobreza em 2002 para o Grau de Investimento em 2024. Eles não fizeram isso com "lacração" ou subsídios ideológicos. Fizeram com o básico que o Brasil esqueceu:
- Regime de Maquila: Imposto de exportação de 1%. No Brasil, você paga para produzir e reza para exportar.
- Energia abundante e barata: Enquanto aqui o custo da energia é um imposto disfarçado.
- Pragmatismo de Estado: Menos burocracia e impostos, mais tecnologia aplicada e barata.
O resultado? Mais de 2.300 empresas globais batendo à porta deles em 2025. Enquanto isso, o Brasil se orgulha de métricas de vaidade enquanto atrofia sua capacidade técnica. Estamos formando especialistas em retórica, importando tecnologia básica e taxando importações em grande escala com a desculpa de proteger a indústria nacional, posso rir agora e aceitar o retrocesso ao período medieval?
Fora nossa logística, que um dia falarei APENAS dela!
Como CEO, a pergunta não é sobre lealdade à bandeira. A lealdade de um gestor é com a perenidade do negócio. Se o ambiente de negócios brasileiro prefere o delírio ideológico ao rigor científico, o êxodo não é apenas provável — ele é obrigatório.
Quando o WD40 chegar para desemperrar, alguém me avisa???
Para quem sobrará a conta do nosso atraso planejado?
Suce$$o para nós!
Por: Tiago MKT
Gostou? Entre em contato e compartilha.
Artigo postado no LinkedIn: https://linkedin.com/pulse/o-suic%C3%ADdio-industrial-brasileiro-e-o%C3%A1sis-do-tiago-santos-gypaf
_%20A%20rusty%20gear%20locked%20by%20chains%20representing%20bureaucracy%20and%20ideology,%20with%20dull%20and%20dark%20colors,%20muted%20tones.%20Right%20side%20(Paraguay)_%20A%20modern%20circui.jpg)